Luciana Vasconcelos – Ascom Centro Dragão do Mar – Texto

Com a maior parte da programação ainda em formato virtual, o ciclo programático traz inscrições para formação, lives, teatro e mostra infantil de curtas, oficina e sessões presenciais e virtuais de cinema.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue com grande parte de sua programação no formato virtual, com programações presenciais apenas no Cinema do Dragão, agora com ocupação reduzida e com todos os protocolos sanitários para enfrentamento ao novo coronavírus preservados. No “Férias no Dragão”, tem espaço para muita diversão e também para o pensamento. Entre 12 e 18 de julho, não faltam opções para o público que frequenta ou acompanha a programação on-line do complexo cultural.

 A partir de segunda-feira (12), o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão), em parceria com a Escola da Floresta, abre inscrições para o Encontro “Imaginar um Museu – em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas”, projeto conduzido pelo artista, curador e pesquisador Fábio Tremonte que visa à formação de grupos de pesquisa para pensar a relação entre o Museu, seu público, seu entorno e a cidade, a partir de encontros virtuais em plataforma fechada, entre os meses de agosto e setembro. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 1º de agosto, no site do Dragão ou no link bit.ly/imaginarummuseu.

E para comemorar o Dia do Rock, na terça-feira (13), o programa Na Rede com Dragão traz Mateus Fazeno Rock, nome da nova geração roqueira que tem se destacado no gênero musical nacional, com seu “rock de favela”. Ao lado do guitarrista Rodrigo Brasil, Mateus estreia no Youtube do Dragão com o projeto “dipassagem”, trazendo rearranjos em voz e guitarra de músicas do seu mais recente trabalho e inéditas do álbum ainda em processo de produção.

Para quem gosta de aproveitar o período para se divertir, mas também para ampliar seus conhecimentos, o Planetário Rubens de Azevedo exibe novas aulas do Curso Popular de Astronomia no YouTube, sempre a partir das 19h30. Na quarta-feira (14), o público poderá saber mais sobre “As Leis de Kepler e o Heliocentrismo” e como o cientista rompeu com mais de 15 séculos de paradigmas. Na quinta-feira (15), com o tema “Ano – Luz e Distâncias Astronômicas”, os espectadores descobrirão o que é paralaxe e o quanto nossa visão nos engana com relação às distâncias.

E quinta (15) também é dia de estreia no Cinema do Dragão. Na sala física, a novidade é “Knives and Skin”, de Jennifer Reeder, e na sala digital, na plataforma Cinema Virtual, entram em cartaz “14 Dias, 12 Noites”, de Jean-Philippe Duval, e “A Última Viagem”, de Aoife Crehan. As grades completas podem ser consultadas no site do Dragão, onde também podem ser feitas as compras dos ingressos para as sessões.

No próximo sábado, dia 17 de julho, a partir das 10h, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará realizará, ao vivo, a oficina educativa “Homocar”, com transmissão no Instagram do MAC Dragão. Os educadores Andrea Dalveroni e Antonio Jarbas, membros do Núcleo Educativo do Museu, conduzem a atividade, a partir da qual propõem a recriação da obra de mesmo nome, de Hélio Rôla, que atualmente integra a exposição  “Um Atlas para Hélio Rôla”, em cartaz no MAC Dragão, e pode ser acessada no YouTube do Dragão enquanto o Museu não reabre para visitação.

Ainda no sábado (17), o ator e músico Evan Teixeira estreia, a partir das 17h, no Youtube do Dragão, com o espetáculo “O Barquinho e o seu Pescador”. Unindo música e teatro, o artista convida o público a navegar na encenação de um poema que faz uma homenagem às vidas do oceano.

Fechando a programação da semana, no domingo (18), o Dragão das Crianças traz o Cine Miau, Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU), que exibirá, na sala 2 do Cinema do Dragão, 17 curtas do Brasil, da Alemanha, da Rússia, da Itália e da Finlândia, com sessões às 15h e 16h30. O acesso é gratuito mediante a retirada de ingressos 1h antes de cada sessão, sendo liberados até 2 bilhetes por pessoa.

Programação

12 de julho (segunda-feira)

10h – Abertura de Inscrições para o “Encontro Imaginar um Museu – em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas”, com Fábio Tremonte

No site do Dragão

13 de julho (terça-feira)

20h – “dipassagem”, com Mateus fazeno rock e Rodrigo Brasil

No Youtube do Dragão

14 de julho (quarta-feira)

19h30 – Curso Popular de Astronomia –  As Leis de Kepler e o Heliocentrismo

No YouTube do Planetário Rubens de Azevedo

15 de julho (quinta-feira)

14h – Estreias do Cinema do Dragão

“Knives and Skin” na sala 2 do Cinema

“14 Dias, 12 Noites” e “A Última Viagem” na plataforma Cinema Virtual

19h30 – Curso Popular de Astronomia – Ano – Luz e Distâncias Astronômicas

No YouTube do Planetário Rubens de Azevedo

17 de julho (sábado)

10h – Oficina ao vivo “Homocar”, com Andrea Dalveroni e Antonio Jarbas

No Instagram do MAC Dragão

17h – “O barquinho e o seu pescador”, com Evan Teixeira

No Youtube do Dragão

18 de julho (domingo)

15h e 16h30 –  Cine Miau

Sala 2 do Cinema do Dragão

Serviço

Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre 12 e 18 de julho de 2021

Horários diversos

Programações presenciais na sala 2 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Programações virtuais no Youtube do Dragão, Canal do Planetário Rubens de Azevedo, Instagram do MAC Dragão (@macdragao) e na sala do Dragão no Cinema Virtual

Consulte mais detalhes da programação no site www.dragaodomar.org.br





Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here