Contato com a natureza, educação ecológica e muita diversão marcaram a visita guiada dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quilombola Velho Chico, localizada no Curralinho, zona rural de Macapá. Ao todo, 37 alunos, divididos por grupos, tiveram a oportunidade de conhecer o maior parque de conceito Bioparque da região Norte. Durante a excursão, os estudantes do 5º ano conheceram mais sobre a fauna e flora da Amazônia, cerrado e várzea.

A visitação guiada acontece por meio de agendamento e de forma gratuita para escolas públicas e privadas. Os alunos da EMEF Velho Chico foram recepcionados pela equipe de guardas-parques e biólogos que trabalham no local. Durante o passeio, as crianças puderam perguntar sobre os animais, plantas e árvores que estão presentes nos 107 hectares do parque.

A diretora da escola, Sônia Braga, explica a importância da visitação para os alunos. “Somos uma escola da zona rural e distante da capital e nossos alunos não conheciam esta maravilha que é o Bioparque. Durante a visita eles perguntaram aos guardas-parques sobre os animais e como funcionava cada coisa aqui dentro”, detalha.

“Trazer as crianças para esse espaço é a promoção de educação ambiental em espaços públicos. Eles aprenderam sobre conservação, sobre cada animal presente e os motivos de estarem aqui. Além do parque ter acessibilidade, o que possibilitou que um de nossos alunos, cadeirante, pudesse se divertir com os colegas de turma”, completa Sônia Braga.

Para o diretor-presidente, Marcelo Oliveira, a visitação das escolas municipais ao parque é o que motiva a equipe.

“Estamos felizes em receber nossos alunos da rede municipal de ensino, especialmente das escolas da zona rural. Esses alunos muitas vezes nunca visitaram o parque. Proporcionar qualidade a esses momentos é o que motiva a nossa equipe a trabalhar todos os dias”, diz.

Visitações guiadas

O Bioparque da Amazônia recebe de terça-feira a sexta-feira visitas guiadas com alunos da capital. Para realizar a visita é necessário entrar em contato com a administração do parque com antecedência para realizar o agendamento. O ofício pode ser entregue presencialmente no protocolo do Bioparque, de segunda-feira à sexta-feira, de 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]

Cada visita realizada no Bioparque tem um limite de duas turmas por turno, em média com 40 alunos. Acontecem de terça-feira à sexta-feira, de forma gratuita, exceto às terças, que são exclusivamente para receber os alunos da rede municipal de ensino.

As visitas são guiadas por profissionais, além dos professores e responsáveis pela excursão. O passeio inclui somente a visita guiada pelas trilhas principais, visita de logradouros dos animais e outros espaços gratuitos, o Circuito Aventura não está incluso.

Lucas Costa

Secretaria Municipal de Comunicação Social





Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here