“Esse é o legado que queremos deixar para a nossa guarda municipal”, afirma o secretário da pasta

Guarda qualificada para um melhor exercício de suas funções. Com esse lema, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), tem desenvolvido uma política de formação continuada para a Guarda Municipal de Maceió. O objetivo é melhorar as técnicas profissionais dos servidores.

Foto: Ascom Semscs

Nos primeiros sete meses de gestão, a secretaria deu foco na capacitação dos servidores guardas municipais, diante da importância que é o aperfeiçoamento para o servidor de segurança pública que lida diariamente com questões conflituosas, muitas vezes fazendo a detenção e prisão de suspeitos de pratica de crime.  

“Por isso, eles tem que estar preparados para agir conforme determina a nossa legislação brasileira”, ressaltou o secretário de municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado.

Foram quatro os cursos aplicados até o momento. Um curso de aperfeiçoamento da guarda municipal, voltado para um alinhamento operacional da tropa, curso de capacitação dos instrutores pelo grupo parabélum, para que esses possam transumir o conhecimento adquirido para toda a tropa, o curso de capacitação em violência doméstica, a fim de preparar a guarda para lidar com esse tipo de caso e por fim o estágio de qualificação para manutenção no porte de arma de fogo.

“Há anos eles não tinham nenhum tipo de curso e só nos primeiros sete meses de gestão tivemos quatro cursos com ênfases diferenciadas. Esse é o legado que queremos deixar para a nossa guarda municipal, para que eles tenham um conhecimento agregado e que nada nem o tempo possa tirar” completou.

O coordenador de Ensino e Instrução da secretaria, Maia Júnior, demonstra satisfação em poder contar com instrutores vindos da própria Guarda de Maceió.

“É um momento histórico, já que 90% dos instrutores são guardas municipais. Uma das coisas que achei mais importante foi ver a valorização dos servidores e verem todos reconhecendo a importância de se capacitar”, contou.

Cursos Realizados

A agenda de cursos foi aberta com o I Curso de Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Maceió que aconteceu entre os dias 17 a 28 de maio onde 32 agentes foram qualificados com aulas teóricas e práticas.

Durante o curso, os participantes tiveram aulas sobre legislação penal, abordagem em veículos, atendimento pré-hospitalar, imobilização e algemação, além de noções de serviço básico e treinamento físico, técnico-tático de confronto corporal.

“Saímos de uma inércia de mais de três anos sem capacitação. Estamos extremamente felizes e satisfeitos”, pontuou Thiago Prado.

Combater a violência contra a mulher

A capacitação ao enfrentamento da violência contra a mulher, crianças e adolescentes faz parte das ações do Programa Salve Mulher, elaborado pelo Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres.

O curso aconteceu entre os dias 21 a 23 de junho, onde foram abordados temas como feminicídio, as Leis Maria da Penha e violência doméstica, além de ser uma oportunidade para a Guarda Municipal de Maceió vivenciar as noções de humanização, atendimento de mulheres e crianças, bem como a forma de abordagem e proteção dessas vítimas.

Nivelamento Operacional

Entre os dias 02 e 03 de julho 16 guardas municipais receberam instruções sobre como agir em uma abordagem, como se comportar em eventos, que é um princípio fundamental da guarda, e como tirar uma pessoa envolvida em uma ocorrência de forma segura, contendo o agressor e preservando a integridade física dos demais, estão no cronograma do curso

Além do aprendizado teórico e aulas práticas, os guardas municipais passaram por um estágio de Nivelamento Operacional no qual foi aplicado o conhecimento adquirido em ocorrências reais.

Aperfeiçoamento

A secretaria realizou entre os dias 05 a 13 de julho, o estágio de qualificação profissional exigido no decreto nº 9.847, que determina que os guardas municipais devem ser submetidos a estágio de qualificação profissional por, no mínimo, 80 horas ao ano. O curso contou com uma turma composta por 30 guardas municipais, com posse de arma.

O curso contou com a participação de 16 instrutores, membros da Guarda, que desenvolveram técnicas de abordagem de veículos e pessoas, de tiro, defesa pessoal, de salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar, dentre outros módulos.

Próximos passos

O coordenador Ensino, ressalta que a agenda de cursos será vasta. “Esses foram apenas os primeiros. Já temos programado mais 12 cursos até o fim desse ano”, complementou.

Dentre estes estão um curso de libras para todos os servidores e um voltado para a guarda, um para uso da plataforma Sinesp Inforseg onde o guarda municipal poderá fazer cursos online e também realizar consulta sobre a situação de veículos, auxiliando no trabalho de rua, um para guardas que trabalham em prédios públicos da prefeitura, dentre outros.

Prado, garante que os guardas continuem sendo capacitados mesmo após o fim de sua gestão.

“Estamos fazendo um planejamento de diversos cursos a serem realizados, montando um verdadeiro calendário para que mesmo que se encerre a gestão, possamos garantir que eles continuem sendo capacitados para que a guarda municipal seja ainda maior e melhor na prestação de serviço de segurança pública para toda Maceió” concluiu. 

Amanda Lima / Ascom Semscs



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here