Apontada como uma das profissões mais arriscadas do mundo, o profissional que atua em instituições das forças de segurança precisa estar preparado para lidar com as mais diversas situações, até mesmo aquelas que coloquem em risco a própria vida ou a de seu parceiro. No Acre, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vem capacitando seus profissionais desde o primeiro semestre deste ano, com o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), e já formou um total de 150 homens e mulheres.

A primeira edição do curso de Atendimento Pré-Hospitalar foi realizado na capital e no município de Cruzeiro do Sul. Foto: Dhárcules Pinheiro

Em situações de conflito, em que o próprio companheiro chega a ser atingido em combate, ter um conhecimento básico de atendimento pré-hospitalar pode salvar vidas, evitando o agravamento clínico com a estabilização do ferido até a chegada de uma equipe médica especializada.

Estão sendo capacitados policiais militares, civis, policiais penais, bombeiros, socioeducadores, policiais federais e rodoviários federais. Dentre as disciplinas aplicadas estão o controle de sangramento massivo, ventilação e controle das vias aéreas, manutenção da respiração, prevenção da hipotermia, além de outras manobras clínicas emergenciais relacionadas aos primeiros socorros.

“Estamos trabalhando para garantir recursos e investir cada vez mais em capacitação e apostamos também na integração das forças, pois trabalhando juntos e em harmonia podemos fortalecer cada vez mais as ações do estado, gerando melhores resultados”, destacou Paulo Cézar Rocha dos Santos, secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública.

Próximo curso realizado pela Secretaria de Segurança, direcionado aos operadores do sistema integrado, acontecerá no dia 4 de outubro Foto: Dhárcules Pinheiro

O próximo curso realizado pela Secretaria de Segurança, direcionado aos operadores do sistema integrado, acontecerá no dia 4 de outubro e trará instrutores pós-graduados de outros estados para a formação de multiplicadores em Atendimento Pré-Hospitalar Policial. O objetivo é fazer com que o conhecimento seja repassado de operador para operador, com o fim de que todos tenham noções de como reagir em situações de urgência e emergência.

“Os profissionais que iremos capacitar em outubro no Acre ficarão incumbidos de repassar o conhecimento que receberam a todos os demais operadores de segurança. Ter esse conhecimento salva vidas, é importante que todo profissional da segurança receba esse treinamento, e eu como coordenador do curso, espero contribuir com o estado do Acre”, disse o coordenador do curso e capitão da Força Aérea Brasileira (FAB), Felipe Domingos Lessa.

Os operadores que tiverem interesse em participar devem se inscrever na Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública ou pelo  e-mail: sejuspcop@gmail.com. Para mais informações: (68) 99245-2537

Operadores que tiverem interesse em participar devem se inscrever na Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública ou pelo  e-mail: sejuspcop@gmail.com Card: Divulgação.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here