Este foi o primeiro encontro presencial dos representantes (Foto: Divulgação)

Apresentar plano de ação, definir representantes municipais, realizar a escolha do formato das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Polo Lençóis Maranhenses. Esses foram alguns dos assuntos debatidos durante reunião entre representantes municipais e secretários de Turismo dos municípios que compõem o Polo, realizada nesta terça-feira (20), no município de Humberto de Campos.

Este foi o primeiro encontro presencial dos representantes e contou com a participação dos secretários Carlos Kerlluylys (Barreirinhas), Cleomir Almeida (Humberto de Campos), Elaine Carvalho (Primeira Cruz), Jackson Sousa (Santo Amaro); além de agentes turísticos das cidades.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio da Superintendência Lençóis e Delta, o encontro pautou, dentre outros assuntos relacionados a Regionalização do Turismo, a definição da natureza das IGRs, como por exemplo, se as instâncias irão adotar o formato de Conselho, Fórum, Associação ou Agência, além de definir uma data para eleição dos novos membros da instância.

Os assuntos debatidos durante o encontro foram registrados em ata e disponibilizados junto aos anais da Instâncias de Governança Polo Lençóis Maranhenses. 

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, destacou a importância dos municípios participarem de todo o processo visando o fortalecimento da gestão pública do turismo.

“É necessário que os municípios estejam envolvidos para o crescimento do turismo. A Setur irá oferecer todo suporte necessário para a regionalização do turismo, para qualificar os munícipios turísticos dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, no Maranhão”, declarou.

Para o secretário adjunto de Humberto de Campos, Jorge Coelho, o encontro serviu para fazer algumas atualizações das ações de fortalecimento e integração realizadas pelos municípios no Polo.

“É muito importante a união e o diálogo de cada cidade e de como podemos trabalhar juntos em prol do turismo em nossos municípios. Trabalhando unidos iremos melhorar ainda mais o turismo em nossa região”, frisou o secretário adjunto.

Ao término da reunião, os representantes municipais realizaram uma visita às obras de revitalização do cais de Humberto de Campos, obra realizada pela Setur e incluída dentro do Programa Destino Lençóis e Delta.

Caravana Mais Turismo

Entre os dias 19 e 22 de julho, a Caravana Mais Turismo irá realizar cadastro de artesãos, visitas técnicas e ofertar cursos de qualificação profissional em alguns povoados, em Humberto de Campos.   

Na segunda-feira (19), a equipe técnica da Superintendência Lençóis e Delta iniciou as visitações ao povoado Achuí. Nesta quarta-feira (21), a equipe segue o cronograma de visitações ao povoado Rampa e Flexeiras, onde irão realizar também cadastro de artesãos na comunidade. 

Na quinta-feira (22), as visitas técnicas se encerram no povoado Ribeira, onde também será ofertado curso de Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes (carga horária de 4 horas), com aulas sendo ministradas no turno matutino e vespertino.  

Outras ações

Em junho, Humberto de Campos recebeu ações da Caravana Mais Turismo com a oferta de cursos de qualificação profissional, cadastro e palestras para artesãos, além de visitas a estabelecimentos da cidade através da blitz do Programa Mais Infância Mais Turismo.

Durante cinco dias de ações, técnicos da equipe da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta da Setur percorreram os povoados de Quebra Anzol e Santa Clara, e qualificaram 73 pessoas no município, com os cursos de ‘Qualidade no Atendimento’ e ‘Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes’, ambos com carga horária de 4 horas, e de ‘Boas Práticas para Manipulação de Alimentos’ e ‘Condutores de Passeio em Ambientes Naturais’, com carga horária de 8 horas. Na ocasião, também foram efetuados 15 novos cadastros de artesãos.

>



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here