Cooperativismo, juventude quilombola e pizza de aipim no Programa Rural Produtivo

outras

O Rural Produtivo deste sábado (21) destaca a importância da produção no campo por meio da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), no Sertão Produtivo. O programa vai mostrar o grupo de dança Quilombo dos Anjos, que empodera jovens quilombolas, em Candiba. E também a autonomia feminina fortalecida pela organização da Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Autossustentável da Agricultura Familiar (COOMADAC) em Caculé. E ainda tem uma receita de pizza de aipim. Sempre aos sábados, às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, na TVE. 

A Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF) atua no Território de Identidade Sertão Produtivo, nos municípios de Caculé, Caetité, Ibiassucê, Pindaí e Rio do Antônio, com assistência técnica e extensão rural para 720 famílias agricultoras, melhorando a produção e proporcionando acesso às políticas públicas de crédito assistido, garantia de comercialização dos alimentos, regularização fundiária e ambiental, para o aumento da renda familiar. 

Na comunidade Lagoa dos Anjos, em Candiba, o grupo de dança Quilombo dos Anjos trabalha com jovens e adultos por intermédio do autorreconhecimento como remanescentes quilombolas. O telespectador vai conhecer a coreógrafa e fundadora do grupo, Carlúcia Ferreira, que, ao perceber a vulnerabilidade social infantil e o preconceito racial na comunidade, criou um grupo para reafirmar as matrizes africanas e cuidar da autoestima das crianças negras. O coletivo tem algumas regras que contribuem para formação social como ter boas notas, respeitar aos mais velhos, participar dos eventos da região e ser uma pessoa que faz a diferença na sociedade afirmando sua identidade.  

Em Caculé, a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Autossustentável da Agricultura Familiar (COOMADAC) constrói o empoderamento e incentiva a independência econômica feminina pela assistência técnica voltada para gestão e produção. Além do recebimento do automóvel, que auxilia na compra dos materiais e entregas, ainda está em construção uma agroindústria para fortalecer a produção de derivados da mandioca. 

Ainda nesta edição, as agricultoras Eliane Matos e Solange Almeida, integrantes do grupo feminino Delícias da Região da Serra, do povoado de Mucambo, em Miguel Calmon, vão ensinar a receita de pizza de aipim. Para finalizar, poesia com a professora Isabel Fróes, figura importante na educação da comunidade de Barragem da Cana, em Ibiassucê. 

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também pelo site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.   

SERVIÇO:  

Programa ‘Rural Produtivo’ 

Sábado (21), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h 

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline 

Fonte: Ascom/ SDR

Fonte: Portal Oficial do Estado da Bahia

- Advertisement -spot_img

More articles

últimas notícias