4° ciclo do LIRAa: ação vai medir infestação do Aedes aegypti em Macapá

outras

Entre os dias 23 de agosto a 1º de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do departamento de Vigilância Ambiental, inicia o 4° ciclo do levantamento rápido do índice de infestação do Aedes aegypti (LIRAa). A atividade é executada pelos agentes de endemia do município e consiste na coleta de focos do mosquito.

Os agentes realizam visitas nas residências da capital e cerca de 6 mil casas devem ser vistoriadas durante essas ações, como explica o diretor do departamento de Vigilância Ambiental, Bruno Barros.

“Esse trabalho é necessário para averiguar os possíveis focos do mosquito. O intuito é evitar a proliferação. Para isso o munícipe deve estar atento, receber e cooperar com nossa equipe”, explicou.

Durante as visitas, os agentes orientam sobre a importância da limpeza nas caixas d’água, reservatórios e limpeza das paredes internas, através do trabalho educativo de orientação é possível reduzir os focos do mosquito.

Após a conclusão do ciclo que compreende seis etapas, serão montadas estratégias para conter a proliferação dos mosquitos e reduzir o índice de doenças provocadas pelo Aedes aegypti, com mais evidencia para dengue e chikungunya.

A secretária de Saúde do Município, Karlene Lamberg, explica a importância do levantamento desses dados. “A avalição epidemiológica nos bairros colabora para identificar, através do levantamento, os focos do mosquito. Após o recolhimento das informações encaminhamos o relatório para o Estado, onde outras medidas de controle poderão ser planejadas, visando sempre reduzir o vetor. Através do LIRAa é possível ainda saber qual bairro precisa de uma ação mais intensificada ”, destacou.

Para solicitar a vistoria do agente de endemias ou fazer denúncias, a prefeitura disponibiliza o número 98813-3778, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

- Advertisement -spot_img

More articles

últimas notícias