Grupos e modalidades LGBTQIA+ são incluídos na programação esportiva da Prefeitura de Macapá

outras

O queimadão, que acontece há mais de 15 anos na capital, forma um ambiente de inclusão e respeito para o público LGBTQIA+. Para valorizar os atletas e fomentar a socialização esportiva desses grupos, a Prefeitura de Macapá incluiu as modalidades no calendário de esportes do município.

O fomento do município, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade (COPDI) e Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), é para garantir aos brincantes mais visibilidade para as modalidades.

“Observamos a necessidade da inclusão destes grupos há um tempo, que são grupos tradicionais que já fazem este trabalho com a população LGBTQIA+ há anos”, destacou o coordenador Municipal de Políticas de Diversidade, Edem Jardim.

O tradicional Queimadão da Paz, que aconteceu com o apoio da Prefeitura de Macapá, foi realizado no sábado (21), na Praça do Barão, no centro da capital, integrando vários grupos de praticantes e ativistas de políticas voltadas ao público LGBTQIA+.

Os esportes praticados por gays, lésbicas, transexuais e outros públicos do segmento têm um planejamento de eventos há anos na capital e acontece em vários pontos da cidade, com torneios e organizações de disputas mensais.

“Poder trazê-los para os eventos de esporte realizados pela prefeitura é garantir reconhecimento, inclusão, respeito e direitos. Então é uma alegria contar com a população LGBTQIA+ presente nas atividades de desporto e lazer do município, além de poder dar o suporte necessário aos grupos”, disse Edem.

O diretor do Queimadão da Paz, Wagner Brito, celebrou a presença da prefeitura e a parceria com as coordenadorias para os futuros eventos esportivos da cidade.

“É importante poder contar com a prefeitura nos ajudando e reconhecendo nossa modalidade. A gente tá muito feliz em trazer para sociedade nosso esporte que é uma ferramenta de combate também ao preconceito”, disse Wagner.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer, tanto o Queimadão da Paz, quanto outros grupos esportivos LGBTQIA+ serão incluídos nos eventos de esporte já existentes, assim como outros eventos serão criados também destinados à está população em específico. No sábado (28), na arena do Santa Inês, haverá um torneio de futebol dedicado às mulheres lésbicas, em alusão ao Dia Nacional de Visibilidade Lésbica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

- Advertisement -spot_img

More articles

últimas notícias