HMI tem Semana de Segurança do Paciente movimentada

outras

O Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), unidade do Governo de Goiás, promoveu, no período de 9 a 17 de agosto, a Semana de Segurança do Paciente e capacitação de colaboradores da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Vila Nova – retaguarda do Materno Infantil, com oito leitos.

As atividades foram orientadas pelas coordenadoras do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do HMI – enfermeiras Lilian Maria Fernandes e Wanda Lopes, respectivamente – e tiveram o objetivo de alinhar as ações do NSP na unidade neonatal do Hospital e Maternidade Vila Nova (HMVN).

A enfermeira Bárbara de Carvalho, responsável pelo NSP da unidade Vila Nova, ministrou as atividades, a principal delas, uma campanha de sensibilização da equipe multiprofissional da unidade, sobre o tema Núcleo de Segurança do Paciente, qual o seu papel, metas e protocolos.  Outros temas também foram abordados, como a higienização correta das mãos na prevenção de infecções, a identificação correta do paciente e vigilância epidemiológica.

Interação

A capacitação foi realizada na forma presencial e on-line e contou com a utilização de dinâmicas com metodologia ativa, com cartazes em forma de jogo, nas quais o colaborador participa montando a sequência correta de higienização das mãos e os cinco momentos para essa higiene. 

“Seguimos as orientações preconizadas pela OMS e Anvisa, além dos valores institucionais do HMI. A avaliação foi muito positiva, pois tivemos o envolvimento de todos os profissionais”, destacou Bárbara.

Segundo Lílian Fernandes, o treinamento, voltado para a equipe multiprofissional da unidade, teve o objetivo de estimular os participantes a conhecerem os riscos e evitarem que os pacientes sejam vítimas de incidentes ou eventos adversos durante o período de internação. “Tudo isso contribui com a melhoria no atendimento, com uma assistência de qualidade e segurança”, afirmou Wanda Lopes.

Ao término das atividades, todos os participantes receberam brindes, cartão com as metas de segurança do paciente, a Cartilha de Segurança do Paciente, além do certificado de capacitação.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde/IGH

Fonte: Portal Goiás

- Advertisement -spot_img

More articles

últimas notícias