Improir lança cartilha didática ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’

outras

A história do Ciclo do Marabaixo entra nas escolas municipais em forma de cartilha didática. O Instituto Municipal de Políticas e Promoção de Igualdade Racial (Improir) liderou essa iniciativa e desenvolveu o material junto a representantes das comunidades tradicionais de Macapá. A cartilha “Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes” vai ser lançada nesta terça-feira (24), em solenidade virtual transmitida no Facebook da prefeitura.

Todo o material elaborado foi pensado exclusivamente para expandir a cultura marabaixeira na capital, introduzindo o assunto de maneira acessível nas escolas municipais. O objetivo é falar da importância da agenda anual de forma didática, dedicada aos pequenos estudantes.

O material é composto pela cartilha, um DVD com o documentário do processo de criação e o CD com a narração para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Além das ilustrações e fotos, os estudantes podem acompanhar quatro ladrões de marabaixo, entre eles, a canção criada especialmente para compor a cartilha pela cantadeira Priscila Silva. Todo o processo de pesquisa, entrevistas, diagramação, edição e roteirização do documentário durou seis meses para ser construído.

Ciclo do Marabaixo
O Ciclo do Marabaixo é uma manifestação cultural e religiosa que ocorre em Macapá. A festa consiste em uma manifestação em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. Começa no Sábado de Aleluia e finaliza no domingo após o feriado de Corpus Christi. São três meses de festividades.

A transmissão ao vivo da solenidade de lançamento da cartilha começa às 19h e conta com a participação de diversos representantes da comunidade marabaixeira tradicional. O link pode ser acessado na página da Prefeitura de Macapá no Facebook.

(Com informações de Ruth Salles)

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

- Advertisement -spot_img

More articles

últimas notícias