Passeio ciclístico marcará abertura da Semana Nacional de Trânsito no Maranhão

outras

Semana Nacional de Trânsito 2021 no Maranhão e acontecerá de 18 a 25 de setembro em todo o país (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizará, no dia 19 de setembro, o passeio ciclístico, que marca a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2021 no Maranhão e acontecerá de 18 a 25 de setembro em todo o país, com o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar e PRF são parceiras do Detran-MA na realização do evento esportivo, que ocorrerá às 7h, na Avenida Litorânea, em São Luís. 

As inscrições para o passeio ciclístico começam nesta quarta-feira (25) e se estendem até 5 de setembro ou até esgotarem as vagas. Devem ser feitas no site www.centraldacorrida.com.br mediante doação de 3 kg de alimentos não perecíveis, que devem ser entregues no dia do passeio à organização para recebimento da camisa do evento. Os alimentos serão doados para famílias em condições de vulnerabilidade social, por meio de entidades sociais. 

De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, a realização do passeio ciclístico para abertura da Semana Nacional de Trânsito é uma forma de conscientizar a população para o respeito aos ciclistas nas vias e lembrar a importância da empatia e da boa convivência entre motoristas e ciclistas para a redução de acidentes no trânsito. “A prática do ciclismo como passeio ou esporte cresceu muito, aumentando o número de bicicletas nas vias. Além  disso, a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado por trabalhadores, por isto, é necessário que haja uma boa convivência entre os condutores de veículos e os ciclistas, cada um respeitando seu espaço e seguindo as regras de segurança. Assim, teremos harmonia e vias mais seguras para todos”, explica Francisco Nagib. 

Durante o passeio, a equipe da Educação para o Trânsito do Detran-MA, por meio do seu grupo cênico Transitarte, realizará ações educativas, com distribuição de folders com dicas de segurança no trânsito.   

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, destaca que todos os inscritos no passeio devem seguir as normas de segurança previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e incluem uso de capacete, máscara de proteção, luvas e óculos, entre outros.  

“Os equipamentos são imprescindíveis para a segurança dos ciclistas, por isto, pedimos a todos que se inscreverem no passeio que os utilizem. É importante também que verifiquem as condições mecânicas da bicicleta e o estado dos pneus, para que tenhamos um passeio seguro e este seja um momento de integração entre todos e de conscientização da população de que cada um é responsável por um trânsito seguro”, frisa Rositânia de Farias.  

>

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

- Advertisement -spot_img

More articles

últimas notícias