Campeonato de xadrez na Cidade Estrutural – Agência Brasília

0
44


A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) promoveu, nesta segunda-feira (18), o 1º Campeonato de Xadrez na Cidade Estrutural, como parte das ações da Área de Segurança Prioritária (ASP), projeto lançado pela pasta na região, em junho deste ano. Após a oficina, que teve duração de cerca de dois meses, 22 participantes foram escolhidos para a competição. Ao final, além da premiação dos três primeiros colocados, todos receberam um jogo de xadrez para continuar a praticar o esporte.

Uma das modalidades desenvolvidas pelas oficinas da ASP, o xadrez, além de servir como lazer e descontração entre os jovens, teve bom reflexo no aproveitamento escolar dos participantes | Fotos: Divulgação/SSP-DF

A oficina de xadrez foi possível por meio de parceria da SSP-DF e a Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus, localizada na Estrutural. Direcionadas às crianças e adolescentes, também foram disponibilizadas oficinas de cinema, fotografia, desenho e ilustração.

O objetivo é, além de promover momentos de lazer e descontração entre os jovens, aproximar a sociedade das forças de segurança do Distrito Federal. “Essas oficinas foram preparadas como forma de dar oportunidade aos jovens da região em situação de vulnerabilidade e para nos aproximarmos desse público, o que é fundamental para estabelecer uma relação de confiança com a segurança pública. Além disso, percebemos o reflexo das aulas de xadrez no aproveitamento escolar dos participantes”, avalia Sávio Ferreira, titular da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec), da SSP-DF.

“Foi uma ação muito especial. O primeiro torneio de xadrez da Secretaria de Segurança foi pensado com o objetivo de promover a socialização e integração entre crianças e adolescentes, bem como mostrar aos participantes o quanto eles são capazes de aprender novas habilidades. Uma iniciativa importante para a ASP”Marina Fernandes, coordenadora de Políticas Sociais da SSP-DF

Campeonato

Para a coordenadora de Políticas Sociais da SSP, Marina Fernandes, o campeonato foi essencial para finalizar a oficina. “Foi uma ação muito especial. O primeiro torneio de xadrez da Secretaria de Segurança foi pensado com o objetivo de promover a socialização e integração entre crianças e adolescentes, bem como mostrar aos participantes o quanto eles são capazes de aprender novas habilidades. Uma iniciativa importante para a ASP”, afirma.

A mediação do campeonato foi feita pelo árbitro profissional Agnaldo Braga. “Os competidores aprenderam muito rapidamente as regras do jogo. A experiência de participar de um campeonato é essencial para que eles desenvolvam valores como ética, respeito e obediência às regras”, revela.

Desenvolvimento de habilidades

Inteligência emocional, pensamento rápido e raciocínio lógico são algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas com a prática do esporte. “Eles acabam desenvolvendo essas habilidades de forma muito natural. A maior parte deles nunca teve contato com o xadrez até participar das oficinas e percebemos o crescimento de todos eles”, explica o professor de xadrez, que também é servidor da SSP-DF, Genivaldo Sampaio.

Para a Bruna Laryssa, uma das vencedoras do campeonato, o rendimento escolar aumentou após as aulas. “Participar das aulas de xadrez foi uma oportunidade de aumentar minhas notas em matemática. Para jogar, precisamos planejar. E em matemática, para obtermos melhores resultados, também devemos seguir este mesmo raciocínio”, compartilha.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here