Crematório de Brasília previsto para o início de 2022 – Agência Brasília

0
12


Após articulação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) com o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o alvará para a construção do primeiro crematório de Brasília foi expedido na última quinta-feira (4). A previsão é que as obras comecem ainda este ano e o espaço seja entregue à população no primeiro trimestre de 2022.

“Passada essa parte mais burocrática, o próximo passo da Sejus é viabilizar a redução de prazos para que o crematório seja entregue o quanto antes. Esse assunto entrou na pauta de prioridades da pasta em 2019 e finalmente sairá do papel para beneficiar a população do DF. A ideia é que os cidadãos brasilienses não precisem mais se deslocar para outras cidades para cremar seus amigos, familiares e demais entes queridos”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O crematório ficará instalado no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, e contará com câmara fria, câmara ardente, depósito de resíduos, sanitário com acessibilidade e uma sala de despedida com capacidade para 40 pessoas.  O espaço será construído logo na entrada do cemitério, próximo à administração, ao templo ecumênico e à floricultura.

Após exigência da Sejus, a Concessionária Campo da Esperança (CCE) providenciou a compra do forno para operacionalizar a cremação e, assim, cumprir a cláusula prevista no contrato assinado em 2002, que já determinava a instalação desse serviço. A Sejus é a pasta responsável por regular e fiscalizar os serviços cemiteriais e funerários, no âmbito do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Assuntos Funerários (Suaf).

* Com informações da Sejus



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here