Cidade da Segurança Pública é lançada no Paranoá – Agência Brasília

0
14


“Fazer um governo cada vez mais horizontal, próximo da população e com atendimentos cada vez mais eficientes e humanos é uma determinação do nosso governador Ibaneis Rocha”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF

Lançado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), nesta quarta-feira (10), no Paranoá, o projeto Cidade da Segurança Pública (CSP) seguirá até o próximo domingo (14), com reforço do policiamento na região e no Itapoã. As ações de prevenção à criminalidade e os serviços,  como emissão de carteira de identidade, poderão ser acessados até sábado (13), das 9h às 14h, na Praça Central do Paranoá.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo local, das forças de segurança, gestores da SSP-DF, populares e lideranças comunitárias. A solenidade foi transmitida por meio do perfil da pasta no Instagram.

“Este é um projeto de governo, que reúne diversos órgãos com foco na prevenção e repressão criminal, que atuam de forma integrada, coordenada e concentrada em um único local, sendo possível, assim, acessar mais facilmente as demandas da população e atendê-las”, afirma o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “Fazer um governo cada vez mais horizontal, próximo da população e com atendimentos mais eficientes e humanos é uma determinação do nosso governador Ibaneis Rocha”, acrescenta.

Projeto Cidade da Segurança Pública (CSP) seguirá até o próximo domingo (14), com reforço do policiamento na região e no Itapoã | Fotos: Divulgação/SSP-DF

A CSP é um projeto itinerante da SSP-DF, integrante do programa estruturante da Segurança Pública local, o DF Mais Seguro. Além das forças de segurança – polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-DF -, a CSP reúne, ainda, instituições parceiras, como a Secretaria de Segurança do Estado de Goiás (SSP-GO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

Também fazem desta edição as secretarias de Administração Penitenciária (Seape), da Mulher (SM), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho (Setrab), de Justiça (Sejus) e DF Legal; o Banco de Brasília (BRB), Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Administração Regional do Gama e Neoenergia BSB.

Lançamento do projeto itinerante da SSP-DF, nesta quarta (10), que conta com várias instituições parceiras

Durante a cerimônia, o titular da pasta explicou a importância do projeto e da atuação integrada para redução da criminalidade no DF. “Temos conseguido atingir os melhores índices criminais já registrados no DF. Estamos seguindo para finalizar mais um ano com redução histórica, como ocorreu nos dois últimos anos. Os dados positivos resultam de uma série de esforços, do comprometimento de cada agente de segurança pública e de um governo que coloca a segurança pública como prioridade”, completa Danilo.

O administrador regional do Paranoá, Sérgio Damaceno, agradeceu a realização do projeto na região. “Esta é uma data histórica para a nossa cidade. Estamos avançando em ações e melhorando a qualidade de vida de nossa população. Esta praça que estamos, por exemplo, apesar de ser uma região central, antes deste governo servia como ponto de tráfico de drogas. Hoje vemos crianças e famílias dividindo o mesmo espaço”, comemora.

Para o administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim, região que também terá o policiamento reforçado até o próximo domingo (14), a realização do projeto será essencial para região como um todo. “Este é um marco para nossa cidade”.

Participaram da cerimônia a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, e de Governo, Valmir Lemos, o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos, o vice-diretor do Detran-DF, Gustavo Amaral, e os deputados distritais João Hermeto e Roosevelt Vilela.

Participação da população  

“É muito importante que a comunidade venha prestigiar, interagir e ver que o serviço público vem até eles”, disse Denisvaldo Cruz

Denisvaldo Cruz, 56 anos, descobriu o evento enquanto caminhava para levar os filhos à escola. Chegando à casa, contou para a esposa que seria possível tirar a segunda via do RG no ônibus da identidade solidária da Polícia Civil (PCDF). “Ela precisava atualizar o documento com o estado civil de casada e o serviço que a CSP promoveu nos ajudou bastante”, contou o servidor público. “É muito importante que a comunidade venha prestigiar, interagir e ver que o serviço público vem até eles”, acrescentou o morador.

O jovem Alessandro Macêdo, 19 anos, também prestigiou o primeiro dia do evento e aproveitou para conhecer um pouco mais as forças de segurança. “É uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem mais de perto a área de segurança pública do DF”, opinou. Uma das exposições que chamou a atenção do professor de robótica foi a da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Foi bem bacana conhecer os equipamentos e ter um pouco de contato com a realidade deles durante a atuação. Eventos assim são importantes para a comunidade”, declarou.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

 





Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here