Núcleo Rural Jiboia tem estrada de terra recuperada – Agência Brasília

0
18


A esburacada estrada de terra que corta o Núcleo Rural Jiboia, em Ceilândia, foi toda recuperada esta semana, proporcionando mais conforto e mobilidade aos moradores da região. Um serviço realizado pelo programa GDF Presente e operários da administração regional, que nivelaram cerca de 1 km da via que dá acesso ao local. A comunidade abriga chacareiros e pequenos produtores rurais e fica às margens da rodovia DF-190, no sentido Santo Antônio do Descoberto (GO).

Com mais de 248 km² de extensão, a área rural de Ceilândia está entre as cinco maiores do Distrito Federal | Foto: Divulgação/GDF Presente

As fortes chuvas e as enxurradas constantes deixaram a pista em situação precária. Prejuízo para moradores como o agricultor Marcos José Xavier, 50 anos, que teve o carro avariado por um grande buraco. “A estrada estava um caos. Buracos enormes, água acumulada e a pista toda desnivelada”, conta.

“Chove muito esse final de ano no DF e o campo sofre alguns prejuízos. O trabalho do GDF Presente é importante nesse sentido, estar próximo do cidadão nas áreas rurais ou urbanas de nossa região administrativa”Fernando Fernandes, administrador regional de Ceilândia

Com o veículo consertado há 30 dias, Xavier acompanhou a manutenção da estrada feita por um trator de esteira, máquina niveladora e uma patrol, que deram uma geral por ali. “Ficou ótimo o trabalho das equipes. Já melhorou mais de 90% do que estava antes”, destaca. Os trabalhadores abriram canaletas nos dois lados da via para facilitar o escoamento da água.

“Fizemos os ‘bigodes’, que são canais que facilitam a saída da água e a recomposição do leito da estrada. Trata-se de uma via essencial, pois dá acesso a todas as chácaras e moradias aqui da região e que precisa estar em ordem” , reforça o coordenador do Polo Oeste 2 do programa, Elton Walcácer.

Para o administrador da cidade, Fernando Fernandes, esse serviço nas áreas rurais é indispensável nessa época do ano. “Chove muito esse final de ano no DF e o campo sofre alguns prejuízos. O trabalho do GDF Presente é importante nesse sentido, estar próximo do cidadão nas áreas rurais ou urbanas de nossa região administrativa”, destaca.

Com mais de 248 km² de extensão, a área rural de Ceilândia está entre as cinco maiores do Distrito Federal. No local, destaca-se a produção de verduras e hortaliças, além da criação de frango.

Tapa-buraco em diversas quadras

Já as vias pavimentadas da região administrativa (RA) receberam a Operação Tapa-Buraco, executada por homens da Novacap auxiliados por reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Cerca de 16 toneladas de massa asfáltica foram usadas em diversas quadras de Ceilândia Norte.

Entre os locais atendidos, estão seis conjuntos das quadras residenciais QNR 1 e QNR 2, onde foram empregadas 8 toneladas. Além destes, ruas das QNPs 14, 26 e 28 também tiveram o pavimento restaurado pelos trabalhadores.

Galeria de Fotos

Núcleo Rural Jiboia, em Ceilândia, tem estrada de terra recuperada



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here