Pavimento pronto em mais uma área do Sol Nascente – Agência Brasília

0
19


A Secretaria de Obras acaba de concluir a pavimentação das ruas do Condomínio Pinheiros, no trecho II do Sol Nascente. Como alternativa ao asfalto, que também chegou ao bairro, foram instalados cerca de 5 mil metros quadrados de blocos de cimento intertravados nas ruas do condomínio.

O investimento no Sol Nascente é de cerca de R$ 16,3 milhões e inclui, além do pavimento, meios-fios, calçadas, conclusão da rede de água pluvial e a readequação das bacias de detenção| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Seis vias já foram cobertas pelo novo material. Mais uma benfeitoria levada à cidade, que não para de receber obras de infraestrutura. Para se ter uma ideia, a pavimentação no trecho II já foi realizada em 75% das vias, de acordo com estimativa dos fiscais da obra. Será um total de 11 km de pistas novas.

Mas, não é só isso. O investimento total nesse trecho do Sol Nascente soma cerca de R$ 16,3 milhões e inclui, além do novo pavimento, meios-fios, calçadas, conclusão da rede de água pluvial e a readequação das bacias de detenção.

Ana Lucia Santos, 32, está feliz com a redução da poeira nas ruas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Ali no Pinheiros, que tem aproximadamente 6 mil moradores, a novidade agradou. Bicicletas não param de circular nas novas ruas, além de famílias se deslocando. “Ficou bom. A poeira era demais aqui, entrava para dentro das casas e agora o pessoal pode se locomover melhor”, opina a desempregada Ana Lucia Santos, 32.

Um dos moradores mais antigos da região, o aposentado Francisco Moreira, 80, aprovou o serviço. “Ficou bacana. Um monte de ruas vizinhas já tinha o piso novo e estava faltando aqui”, lembra. “E esses bloquetes são mais resistentes que o asfalto, que às vezes é fininho”, complementa o morador da quadra 20.

O comerciante Dejane Silva, 41, é dono de uma loja de materiais de construção na avenida principal da localidade. Para ele, o comércio vai crescer na região. “Em tempos de seca, a gente precisava limpar a loja pelo menos três vezes ao dia por conta da poeira. O cliente não quer ir em lugar malcuidado”, pontua ele, que mantém o negócio há sete anos.

O comerciante Dejane Silva, 41, é dono de uma loja de materiais de construção na avenida principal da localidade. Ele acredita que a pavimentação das ruas vai fazer o comércio crescer na região| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Piso intertravado é melhor em tempos de chuva

Em um aditivo contratual que está sendo elaborado, o governo fará o asfaltamento de seis ruas que dão acesso ao Pinheiros e que não estavam incluídas no atual serviço. “O trabalho está indo muito rápido. Já na próxima semana, estaremos pavimentando ruas do condomínio 25 de maio e da Chácara do Padre, que também ficam no trecho II”, relata o fiscal da obra e servidor da Secretaria de Obras, Alex Silva.

Para o administrador Cláudio Ferreira, o novo pavimento será importante também nessa estação chuvosa. “É uma região onde o pessoal anda muito a pé e esse piso com bloquetes é essencial. Ele absorve melhor a água e evita aquela quantidade grande de poças”, finaliza.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here