Ciclo de palestras e oficinas para mulheres rurais – Agência Brasília

0
19


Até o dia 3 de dezembro, os escritórios locais da Emater-DF vão realizar palestras e oficinas voltadas às mulheres rurais. As atividades fazem parte da programação do VII Encontro Distrital de Mulheres Rurais, que terá a etapa principal realizada no dia 10 de dezembro.

As atividades estão sendo realizadas semanalmente em 14 escritórios da Emater-DF localizados em diferentes núcleos rurais | Foto: Divulgação/Emater-DF

Estão sendo promovidas oficinas de cosmética caseira, palestras sobre empreendedorismo feminino, uso da internet na comercialização, terapia comunitária integrativa, debates sobre violência contra a mulher e autocuidado, sobre acesso a crédito rural, além da palestra “Flor & Ser, desperte a mulher que há em você”. As atividades tiveram início no dia 5 de novembro e estão sendo realizadas semanalmente em 14 escritórios da Emater-DF localizados em diferentes núcleos rurais da capital.

“É um momento de troca de experiências, de estímulo à criatividade e também de se sentirem acolhidas”Cátia Freitas, extensionista da Emater-DF

“Nosso objetivo é levar conhecimento, proporcionar momentos de troca, ouvir essas mulheres e empoderar. A mulher rural precisa de ações como essa e a gente trabalha questões diversas, junto com elas, o ano inteiro. Sabemos das dificuldades e estamos trabalhando firme nas lutas diárias, com auxílio na comercialização e profissionalização e atuando em projetos importantes, como saneamento básico, que envolve saúde e dignidade”, destacou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

A produtora Mara Silvia Rodrigues Barbosa Mendes, do núcleo rural Taquara, conta que a atividade a estimulou a retomar seus projetos. “Com a pandemia acabei desanimando e parei meus estudos, minhas atividades. Agora estou com um novo ânimo e vou voltar com meus estudos e outras coisas que gosto de fazer”, relata.

“A gente participa de tudo que a Emater faz e tudo é importante. Se a gente não tiver orientação, corre o risco de perder tudo o que planta. A Emater representa muito para a gente”Natividade Bezerra da Silva, produtora rural

A extensionista rural da Emater-DF Cátia Freitas diz que essas palestras e atividades são espaços para que possam verbalizar e refletir sobre diversos temas. “É um momento de troca de experiências, de estímulo à criatividade e também de se sentirem acolhidas”.

Para a produtora rural Natividade Bezerra da Silva, da região de Alexandre de Gusmão, a Emater-DF é essencial no campo. “A gente participa de tudo que a Emater faz e tudo é importante. Eles [os técnicos da empresa] me auxiliam em tudo na produção. Se a gente não tiver orientação, corre o risco de perder tudo o que planta. A Emater representa muito para a gente”, ressalta ela.

Mulher em Pauta

Ainda como parte da preparação do Encontro Distrital de Mulheres Rurais, a Emater-DF realizou o Momento Mulher Rural em Pauta,no Salão Nobre do Buriti, no dia 18 de novembro. Na ocasião, as mulheres levaram suas reivindicações a lideranças governamentais e políticas. O objetivo foi dar voz às mulheres do campo junto às autoridades.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here