Centro Educacional de Planaltina recebe instrumentos musicais – Agência Brasília

0
20


Atenta às necessidades socioculturais como forma de prevenção à criminalidade, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) entregou instrumentos musicais, como flautas, surdos e clarinetes, aos alunos do Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina.

Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina, recebeu nesta quinta (25) 72 instrumentos musicais, como flautas, surdos e clarinetes | Fotos: Divulgação/SSP-DF

O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, de autoridades civis e militares da SSP-DF, da Polícia Militar, entre outras. O material – ao todo 72 instrumentos – será utilizado em aulas de música e para a formação de banda entre os estudantes, nos horários contrários das aulas.

“Tenho a absoluta convicção de que o futuro da segurança pública é a prevenção, é impedir que os crimes aconteçam. O projeto das escolas de gestão compartilhada, implementadas com total apoio do governador Ibaneis Rocha, contribui e muito nesse sentido, pois nelas temos a oportunidade de dar suporte aos jovens desde a base, por meio da educação”, destacou o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, que fez a entrega dos instrumentos.

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, fez a entrega dos instrumentos musicais em Planaltina

O subsecretário de Gestão Compartilhada, coronel Alexandre Ferro, ressaltou a importância de todos que têm contribuído para a consolidação e desenvolvimento do projeto das escolas de gestão compartilhada. “Essa proposta está em fase de consolidação e ampliação. A banda de música é parte desse planejamento maior da gestão compartilhada como atividade de contraturno”, declarou. “O jovem precisa de condições para participar do processo pedagógico e a música traz suavidade por atingir o hemisfério cerebral que trata das emoções”, completou Ferro.

O diretor pedagógico do Centro Educacional Estância III de Planaltina, José do Amparo, agradeceu a parceria da SSP-DF. “Estamos muito felizes em receber esse projeto, porque podemos oferecer aos nossos alunos uma oportunidade artística e cultural”, destacou.

Gestão compartilhada

O modelo de gestão compartilhada é destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. A SSP-DF é responsável pela gestão disciplinar, com o emprego do efetivo da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) na coordenação de atividades extracurriculares e nas ações disciplinares voltadas à formação cívica, moral e ética do corpo discente, objetivando o bem-estar social.

Já a Secretaria de Educação responde pela gestão administrativa e pedagógica das unidades escolares e pelo cumprimento do projeto político-pedagógico, conforme as leis de diretrizes educacionais.

O objetivo é proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes da rede pública de ensino. As pastas de Segurança e Educação realizam ações conjuntas e constroem estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz.

Atualmente, mais de 16 mil alunos estão nas 10 unidades que adotaram o modelo. São elas:

• Centro Educacional 3 de Sobradinho
• Centro Educacional 308 do Recanto das Emas
• Centro Educacional 1 da Estrutural
• Centro Educacional 7 da Ceilândia
• Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina
• Centro Educacional 1 do Itapoã
• Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga
• Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante
• Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia
• Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

 



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here